Home  /   Notíciais  /   INBC realiza Workshop de contribuições para revisão da Estratégia Nacional da Biodiversidade e seu Plano de Acção

INBC realiza Workshop de contribuições para revisão da Estratégia Nacional da Biodiversidade e seu Plano de Acção


Waheed Al Fazari

     Teve início hoje 24 de Julho o Workshop para revisão da Estratégia  e Plano de Acção Nacional da Biodiversidade (NBSAP), o encontro que  está a ser realizado numa das Salas de Conferência do Arquivo Nacional de Angola, terá duração de dois dias e conta com a presença de Distintos Departamentos Ministeriais, Bancos, Instituições de Ensino, Entidades Religiosas, ONGs, Comunicação Social, Instituições Públicas e Privadas, Administradores Municipais, e os vários Órgãos tutelados pelo Ministério do Ambiente. O discurso de abertura, proferido por sua Excelenência Secretário de Estado do Ambiente Eng. Luri Santos, foi animador e frisou que apesar dos Resultados alcansados os desafios são enormes e precisam do denvolvimento de todos os intervenientes para juntos trilharmos o caminho que teremos que seguir nos proximos cinco anos, e definir as acções que teremos de levar a cabo para assegurarmos que os objectivos fixados serão atingidos".

 

       A Estratégia e Plano de Acção Nacionais para a Biodiversidade é um importante documento para assegurar conservação da biodiversidade em Angola assim como a partilha equitativa dos seus recursos para todos os Angolanos. Este documento é igualmente um contributo para a implementação dos três objectivos da Convenção sobre a Diversidade Biológica e Angola ja está no 3° exercício da elaboração deste documento.

 

       O wokshop se enquandra, no quadro das competências orgânicas do Ministério do Ambiente, da Estratégia do Desenvolvimento do Executivo para médio prazo 2030 e de acordo com as obrigações internacionais que o país assumiu relativamente a conservação da Biodiversidade, está a coordenar o processo de atualização da Estratégia e Plano de Acção Nacional da Biodiversidade (NBSAP) aprovado pelo Decreto Presidencial n° 26/20 de 06 de fevereiro (NBSAP 2019-2025).Sendo que, a elaboração deste documento é um processo participativo. A sua implementação implica o contributo eparticipação de variados actores do sector público e privado, tendo os seguintes objetivos:

 

  •  Acelerar apreparação de acções antecipadas para implementar oQuadro Global de Biodiversidade pós-2020.
  • Trabalhar na revisão do NBSAP e alinhar as metas nacionais, oquadro político, quadro de monitorização e financiamento com o Quadro Global para a Biodiversidade Kunmining-Montreal.