Home  /   Notíciais  /   ACÇÕES DA CITES RESULTAM NA RECUPERAÇÃO DE UMA CRIA DE GORILA

ACÇÕES DA CITES RESULTAM NA RECUPERAÇÃO DE UMA CRIA DE GORILA


Waheed Al Fazari

A contínua acção do combate ao tráfico de animais selvagens, resultou na recuperação da cria de um gorila da planície com aproximadamente 6 meses de idade. O facto ocorreu no passado dia 27 de junho na cidade de Maputo, resultado de uma operação executada pelo SERNIC (Serviço Nacional de Investigação Criminal) e ANAC (Administração Nacional das Áreas de Conservação) de Moçambique-Maputo. o INBC representado pela Dra Violante Pereira (Ponto focal Nacional da Convenção Sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) e o Administrador do Parque Nacional de Maiombe José Maria Bizi, em conjunto com a ANAC, uniram esforços para transportar a cria para um Centro de tratamento especializado na reabilitação de primatas Africanos (Jane Goodall) localizado na República do Congo Brazaville, para aí receber o devido tratamento e acompanhamento em consequência do estado deblitado em que a mesma se encontrava.

O bebê atribuído o nome de Zizi do sexo feminino, saiu de Maputo acompanhando da Dra  Rebeca Atencia; Médica veterinária Espanhola para Luanda no dia 4 de Julho, seguiram viagem para Cabinda e trânsito para o Congo no dia 5. Neste momento já se encontra no Santuário de Tchimpounga a receber assistência médica veterinária. O santuário vai se responsabilizar  por todos os cuidados durante os próximos 10 anos, após 10 anos, o gorila será libertado juntamente com outros órfãos, no seu habitat natural. 
De realçar que, esta espécie encontra-se em perigo de extinção, a mesma encontra protecção na Lista Vermelha das espécies protegidas de Angola e no anexo I da CITES, os traficantes estão detidos; as investigações estão em curso, para  determinar a proveniência do Bebê.