Parque Nacional de Maiombe

Waheed Al Fazari

O Parque Nacional do Maiombe, surge coomo iniciativa do Ministério do Ambiente após a poblicaç]ao do decreto nº. 38/11 dev 29 de Dezembro que criou os parques nacionais de LuengueLuiana, de Mavinga e do Maiombe.

RELATÓRIO DO ESTADO ACTUAL DO PARQUE NACIONAL DO MAIOMBE

O Parque Nacional do Maiombe, surge como iniciativa do Ministério do Ambiente após a poblicação do decreto nº. 38/11 de 29 de Dezembro que criou os parques nacionais de Luengue Luiana, de Mavinga e do Maiombe. Localização: O Parque Nacional do Maiombe, localiza-se na Província de Cabinda, na floresta do Maiombe tem uma superfície de 1.930 km2. A Norte e Este, partindo da localização de Chipenda seguindo ao rio Inhunga ( S 04grau 53,785;E 012grau 23,181) até as fronteiras Norte e Este até a república do Congo Brazzaville .

A Sul, ao longo do rio Chilongo ( S04 grau56, 960,7: Este 012grau37,850) até ao Suko Kingumbi, fronteira com a republica democrática do Congo. A Oeste da localidade do Suko Kingumbi até Ganda Cango, Seguindo a estrada principal, passando pela sede do município do Belize ate a comuna do Muconnje.

 

Características Geográficas 

A floresta do Maiombe predomina um clima húmido com um relevo acidentado. A área que delimita o Parque Nacional do Maiombe é habitada por 56 mil membros das comunidades dos municípios do Bucozau e de Belize que tem como actividade principal a agricultura, a caça e a Pesca . O Parque Nacional do Maiombe é gerido pelo o Ministério do Ambiente através do Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC), conta com um total de 15 fiscais formados na escola Nacional de Catalangombe, no Município da Quiçama no ano de 2012.

 

Potencial Turístico

 O resort turístico de Miconji inaugurado a 17 de Setembro 2016 representa o ponto turístico em destaque do Parque Nacional do Maiombe com atracção imediata de todos que o visitam.

 

Flora e Fauna

A Biodiversidade predominante no Parque Nacional de Maiombe é a seguinte:

  • Flora rica em vegetação densa, com árvores frondosas de 50 metros de altura onde se destacam o Pau-Rosa e o Ngulo Mazi.
  • Fauna constituída por animais de grande porte como os Rinocerontes, Elefantes, Pacaças, Preguiças, e vários primatas como Gorilas, Chimpanzés, pequenos macacos e aves raras como o papagaio cinzento.

 

Objectivos da Criação do Parque Nacional do Maiombe: 

  • Proteger a integridade ecológica da floresta de Maiombe, da comunidade biótica e dos recursos genéticos,
  •  Prevenir as acções que visam a devastação e desertificação da floresta de Maiombe e contribuir a diminuição do aquecimento global do planeta terra;
  • Proteger e manter o estado natural das áreas afectas ao parque,conservando as suas características ambientais e o seu valor cientifico, estético, histórico, geológico ou arqueológico.
  • Património natural de reconhecida importância nacional e internacional;
  • Garantir a sustentabilidade ecológica do Parque Nacional do Maiombe a longo prazo.

 

Objectivos de Gestão 

  • Criar uma força de trabalho capaz de desenvolver com zelo a actividade de Gestão e Fiscalização no Parque Nacional e Áreas adjacentes;
  • Capacitar os líderes comunitários com materiais adequados sobre a Gestão do Parque com padrões aceitáveis a nível Internacional de modos a obter o contributo destes;
  • Realizar palestras sobre a Educação Ambiental com temas diversos tais como: conflito homem-animal, a caça furtiva e a pesca artesanal descontrolada.

 

 Recursos Humanos

O Parque Nacional do Maiombea está composto por uma equipe multidisciplinar distribuída no Parque num total de 22 elementos sendo eles:

  • 1 Administrador
  • 1 Chefe de fiscalização
  • 13 fiscais Serviços de Fiscalização